Programa paroquial

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

«Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração»


01 janeiro de 2016 | Santa Maria, Mãe de Deus | Dia Mundial da Paz |
Leituras | Comentário |Mensagem para o Dia Mundial da Paz

Neste dia, a liturgia coloca-nos diante de evocações diversas, ainda que todas importantes. Celebra-se, em primeiro lugar, a Solenidade da Mãe de Deus: somos convidados a olhar a figura de Maria, aquela que, com o seu sim ao projecto de Deus, nos ofereceu a figura de Jesus, o nosso libertador. Celebra-se, em segundo lugar, o Dia Mundial da Paz: em 1968, o Papa Paulo VI quis que, neste dia, os cristãos rezassem pela paz. Este ano o Papa Francisco propõe-nos como tema: “Vence a indeferença e conquistaa paz”. Celebra-se, finalmente, o primeiro dia do ano civil: é o início de uma caminhada percorrida de mãos dadas com esse Deus que nunca nos deixa, mas que em cada dia nos cumula da sua bênção e nos oferece a vida em plenitude. As leituras de hoje exploram, portanto, diversas coordenadas. Elas têm a ver com esta multiplicidade de evocações.


Maria, a mulher que proporcionou
o nosso encontro com Jesus, é o modelo do crente que é sensível ao projecto de Deus, que sabe ler os seus sinais na história, que aceita acolher a proposta de Deus no coração e que colabora com Deus na concretização do projecto divino de salvação para o mundo.

sábado, 26 de dezembro de 2015

«Porque Me procuráveis? Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?»

27 de dezembro de 2015 | Sagrada Família de Nazaré | Ano C
Leituras | Comentário | Boletim

O Evangelho deste domingo, Sagrada Família, sublinha, sobretudo, a dimensão do amor a Deus: o projecto de Deus tem de ser a prioridade de qualquer cristão, a exigência fundamental, a que todas as outras se devem submeter. A família cristã constrói-se no respeito absoluto pelo projecto que Deus tem para cada pessoa.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Boas Festas

O Pe Nuno deseja a todos os paroquianos, este ano pastoral, de um modo especial a todas as famílias, um Santo Natal, com as maiores bênçãos do Menino Deus! Maria, Nossa Senhora das Dores, que recebeu o Verbo de Deus no seu seio virginal e o estreitou nos seus braços maternos, nos ajude a contemplar o “Menino envolto em panos e deitado numa manjedoira”.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Entrega das Bíblias às crianças do 4º ano de catequese

No passado domingo, dia 20 de dezembro, as crianças do 4º ano de catequese, receberam solenemente a Bíblia, oferecida pelos pais e padrinhos, durante a celebração da missa.
Nestes anos de catequese, que já percorreram, ficaram a conhecer Jesus e fizeram Dele um grande amigo. Já conhecem algumas histórias e parábolas e sabem que Jesus lhes pode falar de muitas formas e que uma delas é através da Sagrada Escritura. Agora, no 4º ano, já estão preparados para a receber e para conhecer melhor a história do Povo de Deus. Também já sabem que através da leitura e escuta da Bíblia conseguem estar mais perto de Deus, tal como Jesus ensinou. Foi, pois, mais um passo significativo no seu crescimento como cristãos e um momento de grande alegria para todos eles.
A catequista
Alexandra Matos

Festa de Natal



 Foi com muita alegria e animação que, no passado domingo, dia vinte de dezembro a Paróquia de Boa Vista celebrou a Festa de Natal da Catequese. Na Igreja Paroquial por volta das 11horas, começaram a juntar-se as crianças e adolescentes da Catequese, que junto com os familiares e toda a Comunidade viveram e participaram neste momento festivo à volta da Eucaristia.
 Seguindo a proposta do Secretariado da Catequese, ao longo do Advento, tem sido preparado, na Igreja Paroquial, um presépio, com a particularidade de ser construído por todos e em que cada um deixou a sua marca.
Catequista
Maria Jorge


sábado, 19 de dezembro de 2015

«Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?»

20 de dezembro de 2015 | 4º Domingo do Advento | Ano C
Leituras | Comentário | Boletim


O Evangelho sugere que esse projecto de Deus tem um rosto: Jesus de Nazaré veio ao encontro dos homens para apresentar aos prisioneiros e aos que jazem na escravidão uma proposta de vida e de liberdade. Ele propõe um mundo novo, onde os marginalizados e oprimidos têm lugar e onde os que sofrem encontram a dignidade e a felicidade. Este é um anúncio de alegria e de salvação, que faz rejubilar todos os que reconhecem em Jesus a proposta libertadora que Deus lhes faz. Essa proposta chega, tantas vezes, através dos limites e da fragilidade dos “instrumentos” humanos de Deus; mas é sempre uma proposta que tem o selo e a força de Deus.

sábado, 12 de dezembro de 2015

«Que devemos fazer?»

13 de dezembro de 2015 | 3º Domingo do Advento | Ano C
Leituras | Comentário | Boletim

 Preparar o “caminho” por onde o Senhor vem significa questionar os nossos limites, o nosso egoísmo e comodismo e operar uma verdadeira transformação da nossa vida no sentido de Deus. O Evangelho sugere três aspectos onde essa transformação é necessária: é preciso sair do nosso egoísmo e aprender a partilhar; é preciso quebrar os esquemas de exploração e de imoralidade e proceder com justiça; é preciso renunciar à violência e à prepotência e respeitar absolutamente a dignidade dos nossos irmãos.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Almoço e convívio do idoso e doente

Neste segundo domingo do Advento realizou-se mais um almoço convívio do idoso e doente na nossa paróquia da Boa Vista, organizado pela conferência de São Vicente de Paulo. Procuramos que seja um dia diferente para este grupo de idosos e doentes.
O encontro começou com a celebração  da Eucaristia, animada pelo nosso grupo de escuteiros que está a comemorar o  13 º aniversário. Seguiu-se o almoço na Quinta dos Castanheiros gentilmente oferecido pelo sr. Valentim Morgado, chegada a hora de convívio e animação contamos com a presença e boa disposição dos escuteiros que este ano teve de encurtar a sua actuação pois tivemos a agradável  surpresa do Rancho Folclórico da Boa Vista, que quis presentear-nos com as suas danças e cantares.
 Para terminar entregamos uma pequena lembrança, neste ano dedicado a Nossa Senhora Mãe de Ternura e de Misericórdia, um terço benzido na celebração da manhã.
.Assim o dia foi chegando ao fim. Agradecemos a todos os que de algum modo contribuíram para que este convívio se realizasse em espírito de partilha que nos enche o coração de felicidade,a todos as melhores Bênçãos de Deus.
Conferência de São Vicente de Paulo.
Fernanda Oliveira


sábado, 5 de dezembro de 2015

«Toda a criatura verá a salvação de Deus»

06 de dezembro de 2015 | 2º Domingo do Advento | Ano C
Leituras | Comentário | Boletim

João Baptista anuncia um futuro melhor, mas pede que se participe na sua realização: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas… e toda a criatura verá a salvação de Deus”. Assim, João Baptista revela o verdadeiro rosto de Deus que vem salvar a humanidade, mas quer ter necessidade desta humanidade para que ela coopere na sua salvação. E a conversão, que é apelo de Deus, é ao mesmo tempo apelo do homem. O profeta é o enviado de Deus, é o seu porta-voz. João Baptista, o último dos profetas da Antiga Aliança, é ao mesmo tempo o precursor do Salvador, prepara o caminho da sua vinda, convida os homens a preparar o seu coração para acolher Aquele que vem fazer novas todas as coisas, Aquele que vem mudar a paisagem do mundo e, sobretudo, o coração do homem.