Programa paroquial

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Peregrinação da Misericórdia



No passado dia 12 de junho a paróquia de Nossa Senhora das Dores da Boa Vista, realizou a peregrinação da Misericórdia. Acolhendo o desafio do bispo diocesano que fez o convite na nota Nota Pastoral sobre a abertura e vivência do Ano da Misericórdia “Misericordiosos como o Pai” a “cada fiel a pôr no seu programa um dia para fazer a sua peregrinação à Sé ou ao Santuário de Fátima”, que poderá ser em família, grupo, movimento, paróquia ou vigararia.
Assim, com partida da igreja paroquial, às 8h30, um grupo de cerca de 100 pessoas pôs-se em caminhada a pé em direcção ao Parque da Cidade (Parque do Avião) ponto de encontro com as pessoas que não conseguiam fazer a caminhada a pé. Daí partiu-se para a Sé com o objectivo de fazer o rito de entrada pela ‘Porta Santa’ e participação na Eucaristia das 11h30. Após a celebração seguiu-se um almoço convívio nos claustros da Sé.
Foi uma oportunidade para se fazer a experiência do que o próprio Jesus indica, nas palavras do Evangelho, as etapas existenciais da peregrinação: não julgar nem condenar, perdoar, dar, usar uma boa medida com os outros (cf Lc 6, 36-38). Não julgar nem condenar o outro “significa, positivamente, saber identificar o que há de bom em cada pessoa” (MV 14). Esta palavras foram iluminadas pelo texto do evangelho que nos apresentou a figura de uma “mulher da cidade que era pecadora” e que vem chorar aos pés de Jesus. O dom gratuito do perdão gera amor e vida nova. Deus sabe isso; é por isso que age assim.



Nenhum comentário: