Programa paroquial

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Grupos da Boa Vista visitam OASIS

No dia 21 de Abril, quinta-feira Santa, os grupos do 7º, 8º e 9º anos de catequese visitaram uma instituição de caridade, de seu nome OASIS, organização de apoio e solidariedade de integração social, onde estão pessoas com diferentes tipos de deficiências.

No contacto com eles era notória e contagiante a sua alegria e vontade de viver.

Este cenário pôs-nos diante da pobreza relativa às necessidades relacionais de que o Bispo de Leiria-Fátima fala na carta pastoral «Chamados à caridade»: o abandono, a indiferencia, o esquecimento que afectam particularmente os doentes, os idosos, os portadores de deficiência, os sem abrigo e os imigrantes.

Foi uma experiência muito enriquecedora para a nossa vida de adolescentes pois a partir de agora começaremos a olhar para dentro de nós e a reconhecer a diferença dos outros.

Precisamos de tomar consciência que a caridade não se reduz a dar uma esmola ou a prestar uma ajuda ou assistência.

É muito mais que isso. A caridade é, ao mesmo tempo, relação, doação e serviço de amor concreto a todo o ser humano necessitado de ajuda.


Rita Pereira, 9º ano

Um comentário:

M.P.O.J. disse...

Gostei de ver as fotos da actividade e quero agradecer a quem fez o texto.Acho que valeu a pena esta iniciativa porque os adolescentes também têm valores ao contrário daquilo que ás vezes se pertende fazer crer.
Obrigada.
maria