Programa paroquial

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Na celebração do Jubileu


Eucaristia, pão repartido para a vida do mundo

Na celebração do Jubileu, festa que nos recorda a presença de Jesus Eucaristia na comunidade da Boa Vista, transcrevemos parte do nº 3.3. da Carta Pastoral de D. António Marto para este ano, «Testemunhas de Cristo no mundo»:

A espiritualidade do compromisso social do cristão alimenta-se não só na escuta da Palavra e na sua meditação, mas também na celebração da Eucaristia, para receber de Cristo um “novo olhar” sobre as realidades do mundo e uma “nova força” para a sua entrega.
“As nossas comunidades, quando celebram a Eucaristia, devem consciencializar-se cada vez mais de que o sacrifício de Jesus é por todos; e, assim, impele todo o que acredita n’Ele a fazer-se ‘pão repartido’ para os outros e, consequentemente, a empenhar-se por um mundo mais justo e fraterno... Na verdade a vocação de cada um de nós consiste em ser, unido a Jesus, pão repartido para a vida do mundo (...) Precisamente, em virtude do mistério que celebramos é preciso denunciar as circunstâncias que estão em contraste com a dignidade do homem, pelo qual Cristo derramou o seu sangue, afirmando assim o alto valor de cada pessoa” (SC nn. 88 e 89).

Nenhum comentário: