Programa paroquial

terça-feira, 14 de maio de 2013

Primeiro encontro com Jesus Eucaristia

É bom louvar-te, Senhor!

Este é o sentimento que brota do coração de quem se lançou numa aventura de ser catequista, aceitando o desafio de caminhar na fé, com os mais novos.

Ser catequista não é fácil, mas é uma Missão muito gratificante!... Observar semana a semana o crescimento interior das crianças a nível do conhecimento, da adesão e da relação com a Pessoa de Jesus Cristo, é algo que nos faz sentir pequeninos perante a ação que o Espírito Santo realiza nos seus corações… À medida que o percurso catequético vai decorrendo, ficamos surpreendidos pela sua capacidade interior de escutarem e acolher Aquele que os vai encantando e seduzindo. Sim, é isso que sentimos através das suas atitudes, dos seus gestos, perguntas, observações e, sobretudo, nas suas conclusões simples, mas profundas. Esforçamo-nos para que a sua fé vá crescendo, respeitando o ritmo de cada uma. E é esse crescimento que nos anima, surpreende e entusiasma, apesar das dificuldades do caminho.

Os pais são um dom de Deus para os filhos; só desejam o seu bem, cuidam deles com carinho e muito amor, dizia uma catequista, num encontro. Mas, o Pedro de 8 anos, acrescentou de imediato: “E Deus fica alí, por perto”… Que intervenção tão profunda, tão bela e oportuna!... É mesmo isso, Pedro. “Deus fica por perto”… Nunca nos abandona… “Fica tão perto, tão perto, que até lhe podemos tocar”.

Este cântico cantado com tanta interioridade e muita fé nos momentos de oração/adoração eucarística foi, na verdade, uma grande ajuda para eles sentirem a sua Presença Amiga e o seu grande Amor.

Falar da Presença de Jesus na Eucaristia, não é fácil, pois vem sempre a pergunta: “E como é que isso acontece”? Responder ao “como acontece” só apoiada nas Palavras de Jesus, ajudando-as a acreditar, porque Ele que é a verdade, não mente.

“Eu sou o Pão vivo que desceu do Céu”, foi o tema da adoração eucarística na véspera da 1ª comunhão. A forma como viveram este momento ‘tocou-nos’ profundamente. Estávamos na ‘meta final’ e o nosso objectivo era mesmo este: preparar para ajudar a vivenciar o PRIMEIRO ENCONTRO COM JESUS EUCARISTIA.

Não temos dúvidas que este Encontro ficou gravado não só na memória, mas sobretudo no íntimo dos seus corações. Estavam serenos, alegres, confiantes… Os seus testemunhos revelam a sua fé simples, sincera, a sua candura e o seu grande Amor a Jesus:
- Quando Jesus entrou no meu coração, senti amor e alegria. 
- Gostei de ser batizado e de comungar Jesus. Ele fez-me sentir feliz.
- O que eu gostei mais foi quando Jesus entrou no meu coração. Também gostei muito do meu batizado e das palavras que o Sr. Padre disse: “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. 
- Foi lindo receber Jesus! 
- O meu coração sentiu-se muito contente por receber Jesus! 
- Gostei de ver os meus colegas a serem batizados e senti-me cheia de alegria. Quando comunguei, senti no meu coração que Jesus me ajudou muito. 
- Gostei, muito a sério, de comungar, porque me deu muita alegria e gostei de sentir Jesus dentro de mim.

Perante os seus testemunhos, só temos uma atitude: ajoelhar e, como o salmista rezar: “É bom louvar-te, Senhor, e cantar salmos ao teu nome, ó Altíssimo”! (Sl 92, 2)

Nenhum comentário: