Programa paroquial

sábado, 8 de março de 2014

As opções de Jesus e as nossas...


Depois do baptismo, e antes de iniciar o anúncio do Evangelho, contam os evangelhos que Jesus passa quarenta dias no deserto e é tentado. Este é um texto programático que nos fala das opções de Jesus: não escolhe um caminho de realização material, não opta pelo êxito fácil, não quer o poder… Jesus é o Messias que vem numa atitude diferente: de entrega, de serviço, de obediência à vontade do Pai.

A tentação é sempre sedutora: e como seria tão mais «certo» e «fácil» se Deus se impusesse, poderíamos até pensar… Quantas vezes não queremos um Deus que resolva as nossas questões materiais, que demonstre todo o seu poder em magníficos milagres, que mude as formas de viver e de pensar das (outras) pessoas e acabe com todas as injustiças do mundo…?!
Mas o Deus de Amor, assumido e revelado em Jesus Cristo, não segue estas lógicas… E faz-nos também pensar naquilo que são as seduções/tentações que nos cercam e que, tantas vezes, se assumem como o melhor caminho… E faz-nos pensar que também nós somos convidados ao serviço, à entrega, a fazer-nos pequenos, indo ao encontro de todas as pobrezas, como nos alertam as mensagens para a Quaresma do Papa e do nosso Bispo.

- A mensagem do Papa Francisco para esta Quaresma pode ser lida AQUI
- A mensagem do Bispo D. António Marto pode ser lida AQUI

Nenhum comentário: