Programa paroquial

terça-feira, 11 de março de 2014

Os 10 passos dos grupos do 10º ano

«10 Passos» foi o nome/tema escolhido para a actividade que reuniu no passado sábado, dia 8 de Março, os jovens dos grupos do 10º ano da catequese das paróquias da vigararia dos Milagres. Foram cerca de uma centena os jovens que aceitaram o desafio de viver uma tarde diferente, percorrendo 10 passos numa “peregrinação” que tinha como objectivo ajudar a viver melhor esta Quaresma.

O primeiro passo foi o de fazer os grupos, tarefa nem sempre fácil, porque trazia o desafio de conhecer pessoas novas, e nem sempre se está disposto a deixar a “zona de conforto” dos amigos já conhecidos… Depois de todas as “batotas”, lá partiram os grupos no segundo passo que os conduziu num pista durante a qual podiam conhecer-se melhor e partilhar algumas ideias.

O ponto de chegada da caminhada foi o santuário do Senhor dos Milagres, e aí se viveram os sete passos seguintes: em cada posto, os grupos eram confrontados com os “sinais” da Quaresma e a forma de os viver hoje, pessoalmente e em família: ao jejum, à esmola e à oração, juntou-se o compromisso comunitário e eclesial.


Por fim, o último passo: na igreja do Santuário, uma celebração penitencial em que se celebrou todo o caminho vivido. Voltou-se de novo aos sinais quaresmais para escutar o que Jesus nos disse sobre eles (segundo o Evangelho de São Mateus: Mt 6, 1-1.16-18), e a partir deles analisar a vida e consciência. E a terminar a imposição das cinzas, como sinal da vontade de se comprometer num caminho constante de conversão.

O grupo "Pipocas" foi o primeiro a terminar os 7 passos

Nenhum comentário: