Programa paroquial

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Escuteiros promovem Festa de Carnaval


Os pais do Agrupamento de Escuteiros da Boa Vista estão a organizar uma Festa de Carnaval para a noite de segunda-feira, dia 3 de Março, pelas 21h30, no salão paroquial.

Haverá prémios para os melhores mascarados, e outras surpresas. A entrada é de 0,50Fitas para as crianças e 1Fita para maiores de 13 anos.

Encontro Vicarial dos Milagres

O amor de cada dia nos dai hoje, Senhor


«O amor de cada dia nos dai hoje, Senhor», foi a oração que D. António Marto convidou as famílias a rezar todos os dias na meditação com que iniciou o encontro com as famílias da vigararia dos Milagres, na sexta-feira, dia 21 de Fevereiro, em Santa Eufémia. Na meditação inicial, o Bispo reforçou a necessidade da oração e da espiritualidade na família: «rezar uns com os outros e rezar uns pelos outros», pois este é o caminho para criar também a harmonia familiar e o cuidado pelo outro. Neste contexto, recordou também as palavras que o Papa Francisco convidou as famílias a usar: “com licença”, “obrigado” e “desculpa”.

Ajudar o casal a crescer na fé
Após a oração e meditação inicial, a Rita e o José Carlos, um casal da equipa da Pastoral Familiar Diocesana, apresentaram a Pastoral Familiar. Partindo da afirmação de que «a saúde e coesão de uma sociedade depende da saúde e coesão das famílias» referiram que a Pastoral Familiar é o olhar materno e solícito que a Igreja lança sobre as famílias, com a finalidade de ajudar o casal a crescer na fé e adesão a Jesus Cristo. Reforçaram a necessidade das comunidades terem estruturadas as equipas paroquiais e vicariais de Pastoral Familiar que possam desenvolver acções quer para adolescentes e jovens, para os namorados e noivos, e para as famílias ao longo da vida, e nas situações difíceis. Como exemplos de acções possíveis, referiram a celebração do Dia do Pai, da Mãe, da Sagrada Família, a Semana da Vida, o Dia da Família, a celebração dos jubileus e dos aniversários do Matrimónio e do Baptismo.


O namoro como itinerário de fé
O padre José Augusto Rodrigues, director do Departamento da Pastoral Familiar, na sua intervenção, centrou-se de seguida na pastoral pré-matrimonial. Referiu a importância dos encontros do CPM, mas salientou que será necessário oferecer mais para anunciar a Boa Nova do namoro, para enquadrar o casamento num contexto vocacional, para os ajudar a descobrir o casamento como um sacramento, para que possam viver os afectos e a sexualidade num perspectiva cristã, se preparem para viver a paternidade responsável e pensem a educação que desejam para os filhos. «O tempo de namoro deverá ser um verdadeiro itinerário de fé», um tempo de crescimento e de responsabilidade, de vocação ao amor, um tempo de graça, um dom de Deus concedido aos namorados.

Por fim, partilharam a sua vivência como casal e experiência de ajuda a outros casais, pela participação numa equipa do CPM, o Tó Zé e a Paula, da paróquia dos Milagres. Referiram a importância que tem na sua vida a fé, a vivência e partilha em equipa e a revisão de vida, e apresentaram algumas situações em que se sentiram contribuir para que outros crescessem na relação entre si e com Deus.

Família: o património mais belo e valioso
A terminar o encontro, D. António Marto salientou que a família de cada um é o «património mais belo e valioso da humanidade», e por isso a necessidade de relançar a Pastoral Familiar. E concluiu com quatro notas. Primeira, grande parte de matrimónio joga-se na preparação, de descobrir o casamento como uma vocação e de viver a preparação como um tempo de graça. Segunda, a necessidade de reforçar a espiritualidade matrimonial e familiar, sendo fundamental a oração, reflexão e partilha em casal e família, referindo a oportunidade que é o Retiro Popular. Terceira, a necessidade de informação, de fazer chegar junto das pessoas aquilo que se faz, as acções que já existem no contexto da Pastoral Familiar, e também de trabalhar em rede entre as várias paróquias nas propostas formativas. Quarta, os grandes evangelizadores e anunciadores da Boa Nova do matrimónio e da família são os casais e famílias concretas, pelo que todos se devem sentir implicados nesta Pastoral.


Antes de concluir, as crianças, que tinham estado numa outra sala, vieram ter com todo o grupo para o momento final de oração. E cantaram duas músicas sobre a família, que acompanharam com gestos, para encanto dos seus pais e de todos os participantes. Seguiu-se um tempo de convívio à volta da mesa.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

«Amai os vossos inimigos...»

O ponto de partida de Jesus é sempre o Amor de Deus. É com essa referência que termina o texto do Evangelho que escutamos neste Domingo: ««sede perfeitos, como o vosso pai celeste é perfeito». Continuamos no monte das bem-aventuranças a escutar Jesus que fala aos seus discípulos, dando-lhe os mandamentos que vão completar a Lei recebida no alto de um outro monte, por Moisés. E o que Jesus diz parece ser de uma exigência a toda a prova: oferecer a outra face, amar os inimigos, rezar pelos que nos perseguem... Será possível?

Jesus propõe este caminho porque sabe que é possível: é esse o amor que Deus vive, é essa a vida que Ele próprio assume... Não se trata de uma utopia, mas de uma realidade que pode incarnar na vida daqueles que se deixam amar por Deus e iluminar pela sua divina lógica... Caminho de «perfeição» que revoluciona aqueles que a assumem como projecto de vida, que desafia a ousar mais, a não se deixar envolver pelas lógicas mundanas, a olhar mais alto, a encontrar o paradigma no Deus que nos criou à sua imagem e semelhança.

O ponto de partida é sempre o Amor de de Deus. E o ponto de chagada também. Viver a vida entre estes dois pontos só faz sentido também no Amor. Mesmo que nem sempre se consiga, deixar-se envolver pelo Amor de Deus para o desejar sempre mais...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Escuteiros escolhem projecto para ACAFAMÍLIAS


Tudo começou no início do ano, quando os escuteiros do Agrupamento 1227 da Boa Vista foram divididos, com as suas famílias, em 5 grupos"famílias": Addams, Dalton, Flintstons, Metralhas, Smurfs. Depois de lançado o imaginário (em que entrava o Don Corleone, ou não fosse uma questão de famílias...), cada "família" lançou-se na aventura de preparar um projecto para o ACAFAMÍLIAS, a actividade para todos os escuteiros e suas famílias que decorrerá no fim-de-semana de 28 e 29 de Junho.

Para além dos objectivos e imaginário, cada "família" tinha a tarefa de pensar o local, os transportes, as ementas, as actividades... E fizeram-no muito bem! E no dia 15 de Fevereiro, sábado, no salão paroquial, fizeram as apresentações dos seus projectos. Uma noite colorida e divertida, em que cada "família" deu o seu melhor para que fosse o seu o projecto o escolhido (pois dos 5, apenas um se pode realizar...). Esmeram-se os pais: caracterização, teatro, filmes à hollywood, muita imaginação, e muito trabalho para esta noite tão especial!




E como não podiam ganhar todos os projectos, fizeram-se as votações: cada participante foi democraticamente votar, primeiro nos 3 projectos que mais gostava; depois num dos três que ficaram para a segunda volta. Por fim, o vencedor: o projecto da "família Metralha".

A noite acabou com o convívio à volta de uns bolos... E ficou já planeada a fase seguinte: o enriquecimento. Agora é o momento de trabalhar o projecto vencedor, aproveitar ideias dos outros projectos... Sempre com a ajuda de todas as "famílias"!


sábado, 15 de fevereiro de 2014

Orfeão de Leiria traz música à Boa Vista


Foi na passada sexta-feira, dia 14 de Fevereiro, que o Orfeão de Leiria actou na igreja da Boa Vista, integrado na temporada de concertos nas freguesias de Leiria, numa parceria com a Câmara Municipal, e a Junta de Freguesia.


 O concerto iniciou com alguns temas com guitarras e contrabaixo, passado para um quarteto de flautas, terminando depois com a orquestra de flauta, tendo como intérpretes sempre jovens alunos desta escola de artes.


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

«Amor conjugal, dom e vocação»

Encontro do Sr. Bispo
com as Famílias da vigararia dos Milagres
21 de Fevereiro, sexta-feira
21h, em Santa Eufémia
Realiza-se já na próxima sexta-feira, dia 21 de Fevereiro, pelas 21h, em Santa Eufémia, o encontro do Sr. Bispo com as famílias da nossa vigararia. Terá como tema o «Amor conjugal, dom e vocação».

Esta iniciativa parte do Sr. Bispo que, neste ano dedicado à família (e de forma particular ao casal) se deseja encontrar com as famílias da Diocese. Dirigido a todas as famílias, é uma oportunidade para nos encontrar-mos com o Sr. Bispo e escutar os desfios que lança à nossa comunidade e às nossas famílias.

Durante o encontro haverá uma sala de baby-sitter e de actividades para as crianças, para que os pais com filhos pequenos possam também participar.

Viver o Evangelho: uma relação que se torna vida


Depois das bem-aventuranças e de afirmar que os discípulos são sal e luz, Jesus concretiza a forma de viver de quem acolhe a Palavra e se torna construtor do «Reino». No Evangelho deste Domingo, temos quatro indicações concretas: na relação com as outras pessoas, não apenas «não matar», mas construir uma relação no perdão, na não-violência, na compreensão... Não apenas «não cometer adultério», mas educar o coração e a acção, a partir do seu mais íntimo, para o respeito pelo outro e pelas opções assumidas. Não cultivar aquilo que possa separar os esposos na sua relação, mas procurar trazer para a vida a imagem e semelhança de Deus, tal como a pessoa foi criada. Não levantar qualquer suspeita, de tal forma que a palavra dada seja honrada em todo o momento...

Na proposta de Jesus não se trata de ter uma lista do que se pode ou não fazer, do que é ou não é pecado, mas assumir uma atitude interior de relação com Deus que passe para a vida concreta: uma lei que se vive por dentro, e por isso se torna também exterior..

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Encontro das famílias da vigararia com o Sr. Bispo

Concerto musical na igreja da Boa Vista

14 de Fevereiro
Sexta-feira

Inserido no programa da temporada de concertos nas freguesias do concelho de Leiria, numa parceria entre a Câmara Municipal, Orfeão de Leiria e a União das Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista, decorrerá a 14 de Fevereiro, sexta-feira, às 21h, na igreja paroquial da Boa Vista um concerto musical pelo Orfeão de Leiria. A entrada é livre.

Ser sal, ser luz...

Depois das bem-aventuranças, Jesus continua o "discurso da montanha" afirmando que os discípulos são sal e luz. O sal, que dá sabor à comida, e que conserva os alimentos, é sinal desse «sabor» novo que os cristãos, pela vivência das bem-aventuranças, são chamados a trazer ao mundo, essa «pequena pitada» que é capaz de trazer um sabor novo à vida; o sal que conserva no meio de tantos sinais menos bons, a presença do «reino» que Jesus veio inaugurar...

 A luz que, como a cidade no alto do monte ou a candeia sobre o candelabro, não é para se esconder: não que o cristão deva procurar exibir-se, mas que seja capaz de provocar com gestos proféticos, de assumir as responsabilidades na renovação constante do mundo, de deixar que, através da sua acção, a Luz de Deus continue a brilhar no tempo presente..

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Reconhecer a salvação, luz e glória de Jesus

Quarenta dias depois do Natal celebra-se a Festa da Apresentação do Senhor: os pais de Jesus levam-no ao Templo para o consagrar a Deus, como estava previsto na Lei.

O texto do Evangelho desta Festa apresenta este momento a partir dos encontros com Simeão e com Ana que, ao verem aquele Menino, reconheceram nele a Salvação ao alcance de todos os povos, a Luz das nações, a Glória de Israel. A idade avançada de Simeão e de Ana não lhes obscurece o olhar... Ao contrário de muitos outros, que certamente teriam a vista menos gasta, são eles que olham com o olhar iluminado pelo Espírito, e deixam que a vida ainda tão frágil daquela criança seja acolhida como a certeza de que Deus vem habitar com o seu povo.

É neste contexto que escutamos também aquela que é apresentada como a primeira dor de Maria: «Este Menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição; e uma espada trespassará a tua alma». No dia em que celebramos comunitariamente o 68º aniversário da Paróquia da Boa Vista, que tem como padroeira Nossa Senhora das Dores, este texto fala-nos duma dessas espadas que simbolicamente trespassam a imagem de Nossa Senhora. E lança-nos o desfio de termos, como Simeão e Ana, um olhar capaz de reconhecer Jesus como Salvador, Luz e Glória e que não seja por nós que sofre o seu coração de Mãe que quer não apenas consagrar Jesus mas todos os seus filhos ao Senhor...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim