Programa paroquial

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Festa da Luz e da Entrega do Credo

Foi no dia em que celebrámos o Batismo de Jesus, na noite do sádado dia 10 de janeiro, que os grupos do 3º e do 6º ano da catequese viveram momentos muito significativos da sua caminhada.

Recordando o Batismo, o grupo do 3º ano viveu a Festa da Luz. Com as velas do seu próprio Batismo na mão, esta festa ajuda a fazer a experiência de Jesus como Luz, em contraste com as trevas da noite e do pecado. Nela, pede-se a Jesus que, acolhendo a sua luz, as crianças, e todos os batizados, vivam como «Filhos da Luz», amando a Deus e aos outros como Ele nos ensinou.

O 6º ano recebeu nesse dia o texto do Credo. Ao iniciar a caminhada de preparação para o momento em que vão professar solenemente a Fé, este é o primeiro grande momento celebrativo que marca o início desta caminhada: receberam o Credo, também de velas na mão, querendo deixar-se iluminar por esta mesma luz de Jesus, para que a Fé proclamada no Batismo pelos pais e padrinhos seja agora proclamada pessoalmente.

Na celebração, também toda a assembleia teve a oportunidade de reviver o seu batismo: não apenas na luz do Círio aceso, e na fé acolhida e professada no Credo, mas também na água com que todos foram aspergidos. Celebrando o Batismo de Jesus, todos celebrámos a certeza de sermos filhos muito amados da Pai!


Mais fotos AQUI.

Nenhum comentário: