Programa paroquial

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Atividade do 10º ano de Catequese

A Semana Santa ficou marcada, para os jovens do 10º ano da catequese das paróquias da Boa Vista e de Santa Eufémia, por uma atividade-retiro de preparação para o Crisma. Foi na segunda e terça feira desta semana maior da celebração da nossa fé, dias 30 e 31 de março, na casa da Cáritas Diocesana, no Pedrógão, e contou com a presença de todo o grupo da Boa Vista e ainda de 9 jovens de Santa Eufémia que aceitaram o convite para viver este tempo em comum. Ao todo, com os catequistas e o Pároco, foram 25 os participantes.

Ao longo dos dias houve tempo para um pouco de tudo: aprofundar alguns temas, refletir e trabalhar e em grupo e individualmente, algumas atividade de exterior, oração e celebração, e também para o encontro e o convívio.

No percurso temático, aprofundou-se primeiro lugar o que é um sacramento e, depois, procurou-se compreender melhor o que é o sacramento da Confirmação e a sua relação com o Baptismo. A partir daí, tentar conhecer um pouco melhor a pessoa do Espírito Santo, o dom de Deus que nos é comunicado no Crisma e, por fim, o que implica viver a partir deste Dom, ou seja o que siginifica viver como cristão e como é que cada um está disposto a comprometer-se nesse sentido.

A vigília de oração, à noite, e a Eucaristia, no final do encontro, foram os grandes momentos celebrativos destes dias que se espera possam ajudar cada catequizando a repensar a sua caminhada de preparação para a celebração deste sacramento do Crisma, o possam viver mais conscientemente e mais comprometidos com a fé que será nesse dia confirmada.

Nenhum comentário: